FARMVILLE PODE SAIR DO FACEBOOK


A parceria entre o Facebook e a Zynga, desenvolvedora do FarmVille, pode não ter um desfecho feliz para os fãs do jogo social. O acordo, que permite que usuários da rede utilizem o aplicativo da "fazendinha", pode estar ameaçado por motivos financeiros, afirmou a edição on-line do jornal britânico The Times nesta sexta-feira.
O Facebook, que realizou algumas alterações nos modelos de parceria entre a empresa e desenvolvedoras de aplicativos, espera faturar com o novo acordo 30% de cada transação realizada por meio da plataforma.

A Zynga, empresa situada na Califórnia, nos EUA, disse publicamente que está desapontada com os planos do Facebook. Há rumores de que o acordo seja interrompido por conta dessas novas alterações.

Outros jogos da empresa, como Mafia Wars, FishVille e Café World também sairão da plataforma Facebook, caso o acordo seja quebrado.

Cerca de 83 milhões de pessoas jogam FarmVille mensalmente. O objetivo do game social é cuidar de uma fazenda virtual, plantar e colher frutos, construir celeiros e casas, além de tratar de animais.

Embora o game seja gratuito, os "fazendeiros virtuais" podem comprar itens com dinheiro real, por meio de cartão de crédito.

Fonte: Veja Tecnologia


Mais informações:

Há tempos não se vê um êxodo rural tão grande. Na última semana, 600 mil usuários ativos de Farmville abandonaram suas fazendas no Facebook. O mesmo aconteceu em outros jogos da produtora Zynga (como Mafia Wars), que perdeu 4,2 milhões de usuários ativos em uma semana. Aumento no preço dos fertilizantes? Não. Consequência de uma nova política do Facebook que limpou minha timeline.

A rede social limitou no último mês as mensagens automáticas dos jogos sociais por considerá-las publicidade gratuita. Mensagens como "fulano plantou..." não se misturam mais às atualizações dos usuários. Antes aliados sem reservas, Facebook e Zynga travam agora uma "guerra fria".

A produtora fatura com jogos "gratuitos": a Zynga foi a segunda maior cliente do PayPal às custas do ambiente do Facebook, que reúne os viciados consumidores em potencial.

Como o Facebook vai ganhar dinheiro com os jogos? A rede social testa agora "créditos de jogo", que poderiam ser usados nos aplicativos. O Facebook ficaria com 30% do dinheiro arrecadado com o dinheiro de mentira e seria uma espécie de Banco Central - teria o poder de regular preços para a moeda única fazer sentido. A Zynga não gosta da ideia.

Apesar da debandada, cerca de 100 milhões de usuários do facebook ainda usam o Farmville e as recentes perdas representam menos de 2% deles.


Fonte: Terra Tecnologia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário